terça-feira, 17 de abril de 2012

Letramento na cibercultura: um novo saber

Letramento na cibercultura: um novo saber

O artigo “Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura”, de Magda Soares, define, num primeiro momento, letramento, referindo-se às práticas de leitura e escrita no papel. Posteriormente, a autora reflete sobre “a escrita na cultura da tela - na cibercultura - o confronto entre tecnologias tipográficas e digitais de escrita e seus diferenciados efeitos sobre o estado ou condição de quem as utiliza”.
Com essas novas práticas de letramento, como as evidenciadas pela autora, em seu texto, verificamos a necessidade de a escola também inseri-las em seu contexto, visto que, atualmente, o aluno se depara constantemente com  hipertextos na tela do computador, o que lhe exige uma leitura multilinear, várias possibilidades a seguir e, por falta de conhecimento ou por falta de orientação, ele, muitas vezes, adquire uma prática errônea com relação ao seu uso.
Como a tecnologia está à disposição de muitos de nossos alunos, a cultura da escrita e leitura tipográficas ficou em segundo plano para muitos deles. Não digo com isso que tal cultura acabou ou está ultrapassada, pelo contrário, o professor deve incentivá-la cada vez mais, para que eles participem efetivamente da cultura letrada e tenham oportunidade de sucesso em suas vidas, porém não devemos nos esquecer de que estamos na era da informação e junto dela surgem tecnologias cada vez mais avançadas e, se queremos formar um cidadão que vai fazer parte dessa sociedade letrada e participar dela, devemos fazer com que ele tenha acesso, também, a elas e saiba usá-las.
Portanto, ao lado da cultura da escrita e da leitura no papel, nossos alunos precisam ter acesso às novas práticas e novas habilidades de leitura e escrita, na tela, utilizando das tecnologias à sua disposição, o que lhes proporcionará novos conhecimentos, novas maneiras de ler, escrever e aprender, diferentes efeitos cognitivos, culturais e sociais; desde que bem orientados, para que saibam usar e selecionar, dentre as múltiplas opções a(s) que, realmente, lhes transmita(m) credibilidade e, acima de tudo, conhecimento.

Edna Silveira Cardoso Cancelli Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário